Sejam muito bem vind@s!!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Estado ausente, população revoltosa

Na última terça feira, 31, o SBT Brasil abriu sua edição com cenas chocantes de uma verdadeira barbárie. Um grupo de moradores da Vila de Curuaí em Satarém/PA, invadiu o posto de saúde da vila e arrancou lá de dentro João Augusto Souza, acusado de matar o líder comunitário Josevan Silva.

Os moradores revoltados com o assassinato do líder comunitário, agrediu a pedradas e pauladas, até a morte, o suposto assassino e isso tudo tendo seis policiais militares como meros expectadores. Um deles até tenta tomar uma postura devida, mas seu superior o impede e a barbárie se dá nas barbas do Estado que, simplesmente, cruzou os braços, foi conivente com o crime, diria mais ainda, o Estado foi cúmplice desse crime bárbaro. Veja a matéria exibida pelo SBT Brasil.

Eu fico me perguntando o que há de mais absurdo nestas cenas: se a violência das pessoas que mataram o suposto assassino de Josevan, se o fato de o Estado ter, simplesmente, se omitido no momento do ocorrido, se o fato de o Estado continuar se omitindo após o ocorrido, alegando que não havia o que ser feito, mesmo com seis agentes da lei e da ordem olhando tudo de muito perto sem fazer absolutamente nada, ou ainda, se o fato de nenhum outro meio de comunicação ter repercutido o caso.

Depois de muito me questionar, pensar, refletir, chego a conclusão de que tudo é muito absurdo pra ser entendido, creio que todos erraram e erraram feio! Os moradores pela revolta, pelo ato de crueldade e pela selvageria, o Estado pela omissão e os meios de comunicação que, por interesses escusos, não se manifestou sobre o caso. E digo mais! No final das contas, o grande responsável por tudo isso é o Estado. Um Estado omisso, inoperante, descompromissado, ausente, conivente e cúmplice de mais um crime bárbaro no Pará.

2 comentários:

Cel Pantoja Jr disse...

É lamentável que a violência tenha disparado na prática, ainda que o governo diga que os índices diminuíram, isso já era previsível, o governo é só propaganda. Pior de tudo que ninguem reclama, é como se tudo estivesse bem.

Anônimo disse...

Engraçado a violência, nos governos passados (incluindo ai o PT)era igual ou maior que o estado que agora permeia a população do Pará. Mais não vi nenhum coronel que tinha DAS, nem nenhum DAS fazer balanço e dizer que a culpa era do governo.Aliás concordo com as pessoas que dizem que a culpa não é do governo e sim dos governados, pois jatene, nilson pinto, mario couto, ana julia, puty, beto faro, jader e priante, duciomar (credo) e sua gangue são todos farinha do mesmo saco.No poder sempre são os melhores mas só pensão em se dar bem.