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quarta-feira, 14 de março de 2012

Se essa moda pega...





         

No último domingo, 11, a TV Cultura de São Paulo estreou um novo programa em sua grade, o TV Folha. Até aí, tudo bem. Não fosse o Grupo Folha, uma empresa privada, associado ás organizações Globo, cujo objetivo primeiro e único é o lucro e não fosse a TV Cultura uma Emissora pública de televisão sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é oferecer àsociedade brasileira uma informação de interesse público e promover oaprimoramento educativo e cultural de telespectadores e ouvintes, visando atransformação qualitativa da sociedade”. A TV cultura de São Paulo, tem como mantenedora a Fundação Padre Anchieta, uma autarquia do Governo do Estado, que além da Tv, mantém as rádios Cultura AM e FM.
Não teria problema algum, não fosse o Grupo Folha um dos maiores conglomerados de mídia do país estar se apropriando de um espaço que deveria ser destinado a outros fins, que não aos interesses comerciais de um grande grupo. Essa “parceria”, digamos assim, fere não somente a Lei n° 4.117/62 do Código Brasileiro de Telecomunicações – CBT, fere antes, os princípios básicos da democratização da informação. Se a programação oferecida em uma tv pública passa ser a mesma oferecida nas tv’s comerciais, então a tv pública perde sua função primeira, perde a razão de ser. O fato é que essas “parcerias,” em regra geral, são permeadas por grandes interesses de grandes grupos com um único objetivo: transformar os telespectadores em massa de manobra, principalmente em momentos oportunos como este, um ano eleitoral.
Se puxarmos pela memória, havemos de lembrar uma “parceria” dessas, aqui mesmo, nos anos 90, protagonizada pela TV Cultura do Pará e as Organizações Rômulo Maiorana, em que nós pagamos a conta de mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) por mês para que a TV Liberal utilizasse os retransmissores da TV Cultura. Se essa moda pega por aqui, muito em breve estaremos assistindo ,na TV Cultura do Pará, a programas da TV Liberal/Rede Globo. Já pensou?

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